25/01/2017

Camadas Atmosféricas

Nenhum comentário :

                                       Troposfera


É a camada mais baixa da atmosfera, a Troposfera vai do sola a 15 km de altitude aproximadamente. Troposfera vem do grego e significa esfera turbuleta é nela que ocorre e se formam os ventos, as nuvem, a neve, a chuva, as tempestades, as trovoadas e os raios.
Vivemos nesta camada e é nela que esta aproximadamente 75% do ar de toda atmosfera

                                                          Estratosfera

A palavra Estratosfera vem do grego e significa camada, esfera e vai de 15 km a 50 km de altitude aproximadamente. Ao contrário da Troposfera é uma camada calma da atmosfera praticamente não existe nuvens nem ocorre tempestades .
Nessa camada quase já não existe gás oxigênio, o ar é rarefeito mas a aproximadamente 24 km de altitude concentra-se o gás ozônio, este gás é responsável por filtrar grande parte dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.
Os raios ultravioletas podem causar vários problemas de pele como câncer de pele a temperatura nesta camada as temperaturas ficam em torno de -50 °C

                                                                Mesosfera

A palavra Mesosfera vem do grego e significa meio, esfera e vai de 50 km a 85 km de altitude aproximadamente. As temperaturas vão de 80 °C a -120 °C. Nesta camada ocorrem as auroras: Boreal ( Quando ocorre no Norte) e Austral ( Quando ocorre no Sul ).

                                                               Termosfera

A palavra Termosfera vem do grego e significa calor, esfera e vai de 85 km a 600 km de altitude aproximadamente. As temperaturas pode chegar até 2 000 °C. Nesta camada existe a ionosfera que reflete ondas de rádio.
A Terra é reonda por isso não seria possível atingir pontos distantes em linha reta. por isto a ionosfera é usada como espelho para refletir as ondas de rádio.

                                                                 Exosfera

A palavra Exosfera vem do grego e significa na parte exterior da esfera e vai de 600 km a 1000 km de altitude aproximadamente. Ela é a última e a mais rarefeita das camadas atmosféricas. A Exosfera é o limite da atmosfera com o vácuo onde não existe ar nem partículas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ao acessar e comentar em nossos serviços você concorda com a nossas Politicas de privacidade, com nossos Termos de Uso e com a nossas Políticas de segurança